top of page

A ARTE DA BOA PERSUASÃO

Atualizado: 1 de jul. de 2024

A arte de argumentar é também a arte de bem persuadir. A arte de bem persuadir engloba convencer alguém a aceitar determinada ideia, crença ou ação através do uso de bons argumentos, raciocínio lógico e a verdade. 


A arte de somente persuadir, contudo, pode envolver o uso da má retórica, que tem por objetivo apenas convencer, sem a preocupação da verdade estar envolvida. Nesses casos, a persuasão é usada para influenciar a mente ou as emoções das pessoas de modo que elas mudem suas opiniões, atitudes ou comportamentos e não dá espaço para o pensamento crítico. 


As emoções desempenham um papel inegável nas decisões humanas. Quando um orador se conecta emocionalmente com a plateia, pode torná-la mais receptiva à sua mensagem e aumentar a probabilidade de convencê-la. Mas é preciso ter prudência, respeito e ética com qualquer público, e não o manipular ou explorá-lo ao somente dividir emoções. A emoção deve ser aliada da razão.


ree

O processo de persuadir somente por meio de emoções se baseia em despertar sentimentos específicos como empatia, medo, esperança, alegria ou indignação para influenciar suas atitudes, opiniões ou comportamentos. É frequente o uso desse artifício em vez de argumentos lógicos e racionais por muitas pessoas mal-intencionadas, principalmente para públicos que se deixam “guiar” pelos sentimentos e não priorizam a razão. 


A boa persuasão se utiliza da razão, pois apresenta fatos e dados mediante argumentos sólidos. É uma habilidade essencial em muitas áreas da vida, incluindo negócios, política, marketing, negociações e relações interpessoais.

 
 
 

Comentários


Quer compartilhar suas ideias?

Envie uma mensagem que em breve responderemos.

© 2024 Canal do argumento

  • Livro: Ponto a ponto: argumentação na prática
  • Instagram
bottom of page