O QUE É "IDEIA"?
- vaniamoller
- 1 de jul. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 9 de ago. de 2024
“Ideia” é uma palavra comum. Tão comum que acabamos não refletindo sobre ela. Apenas a usamos.
A construção humana, em todos os sentidos, tem, na sua base, o desenvolvimento de ideias [representações mentais] que provocam compreensões, interpretações e interações com o mundo em geral.
Uma ideia pode ser definida de diversos modos, e vou explorar alguns para que você entenda o que esta palavra significa para a construção de argumentos.
Ideia como conceito mental ocorre quando elaboramos representações abstratas que podem envolver algo real ou algo criado somente na nossa imaginação.
Por exemplo, a ideia de "mesa" ou a ideia de um "unicórnio".
Ideias também servem de base para criar e inovar. Artistas, cientistas, inventores e escritores frequentemente falam sobre ter uma "ideia" que levou a uma nova obra, descoberta ou invenção.
Um plano ou uma proposta também são oriundos de ideias. Por exemplo, a ideia de organizar uma feira de artistas de rua ou desenvolver nova alternativa de trabalho.

Uma ideia, entretanto, não é só essencial para o progresso e a inovação em todas as áreas da vida, mas ela é a BASE para uma boa argumentação. Para criar argumentos, necessitamos de uma ideia central, pois é a partir dela que vamos elaborar as razões para a sua defesa. Ou seja, quando temos uma ideia, um pensamento formado, uma representação mental sobre algo, precisamos, necessariamente, formalizar mediante argumentos.
Para isso, é necessário ter aptidão para usar as ferramentas da razão, da argumentação. Ao alcançarmos esse estágio, certamente teremos segurança para escrever, falar com públicos diversos e debater ideias.
Comments